Maternidade

Olá Queridas Mamães,

Este espaço será especial para vocês, e planejo mantê-lo atualizado sempre com as novidades, e com dicas que são essenciais para sua nova etapa de vida........a Maternidade.

A primeira dica que eu registro, eu mesma aprovei e adotei na minha rotina diária com meu filho - a massagem "Shantala".  A massagem Shantala tem origem em uma técnica milenar Indiana, que além de proporcionar um encontro entre a Mamãe e o Bebê, fortalece o vínculo, já que o toque é a primeira linguagem que o Bebê entende.  No meu caso, foi benéfica nas questões de cólicas, e mal estar que o meu pequenino sentia.
A NATURA aprova e divulga a experiência desta técnica, então copiei o link do vídeo de apresentação aqui para vocês compartilharem...

https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=kTbdYPZfotw

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Neste calor e Verão escaldante, as dicas que ofereço são da leitura ao site "Minha Vida", onde apresentaram "Os 7 cuidados para melhorar o bem-estar da gestante no Verão". 
Segundo o artigo, as dicas oferecidas pelos especialistas aos principais desafios que a Mamãe enfrenta são a sensação de inchaço, a queda de pressão e o aparecimento de manchas na pele.  Todos esses problemas, entretanto, podem ser evitados com simples cuidados, como levar uma garrafinha de água na bolsa, praticar exercícios e se proteger do sol.  Veja o link abaixo para acesso ao artigo completo...

http://www.minhavida.com.br/familia/galerias/14527-sete-cuidados-para-melhorar-o-bem-estar-da-gestante-no-verao

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Veja abaixo uma das curiosidades (estatística) para o consumo de fraldas do seu Bebê:

Estatística e Curiosidade – AS FRALDAS
 
0 - 3 Meses – Consumo de Fraldas

7 Fraldas/Dia = 210 Fraldas/Mês = 630 Fraldas em 3 Meses

*******************************************

3 - 6 Meses – Consumo de Fraldas

6 Fraldas/Dia = 180 Fraldas/Mês = 540 Fraldas em 3 Meses

*******************************************

6 – 12 Meses – Consumo de Fraldas

5 Fraldas/Dia = 150 Fraldas/Mês = 900 Fraldas em 6 Meses
 
TOTAL CONSUMO DE FRALDAS EM 1 ANO DE VIDA = 2070 FRALDAS

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Mamãe e Bebê


As Primeiras Semanas...A felicidade vem em vários tamanhos e formas, e esse pouquinho de alegria só VAI CRESCER...


  • Durante os três primeiros meses de vida do seu filho, tudo é novidade: para você a novidade é ser mãe, e para o seu bebê, é o mundo inteiro. Passem muito tempo juntos, para que vocês possam conhecer um ao outro e criar um forte vínculo.
  • Os horários de dormir e acordar vão mudar gradualmente de dia / noite. Mas não se iludam, a velocidade em que isso ocorre varia muito de criança para criança, espere no máximo seis horas de sono seguidas.
  • Ainda que pareça para os outros que tudo o que o bebê faz é: dormir, comer e chorar, ele não esta apenas ganhando tamanho e força a cada dia, como também está se tornando mais alerta e ativo. Ele está aprendendo a levantar e segurar a cabeça quando colocado de barriga para baixo e talvez até mesmo a virá-la para olhar para algo interessante.
  • Os bebês têm um fascínio natural por rostos humanos. Embora eles só enxerguem o rostos de forma simplificada e sejam incapazes de distinguir um do outro, o seu filho irá reconhecer o rosto da mamãe ou papai.
  • Por volta da 6ª. à 8ª. semanas, chega o grande momento: o primeiro sorriso. Os pais, ou quaisquer outros rostos amigáveis ​​que olharem para ele ganharão um sorriso espontâneo.
  • Os tipos de choro e comportamentos se tornam cada vez mais sofisticados e atingem o seu clímax com a temida cólica de três meses. Chorar geralmente diminui progressivamente a intensidade.
  • Braços e pernas que inicialmente se moviam incontrolavelmente começam a se acalmar e tornam-se mais coordenados. Seu bebê vai começar a examinar cuidadosamente as mãos, colocando-os em sua boca e juntando-as sobre o peito. Ele está se preparando para seu próximo passo no desenvolvimento: o de agarrar intencionalmente as coisas.


* Fonte: Qualimedic.com AG
  - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Para prevenir e curar "ASSADURAS"... Desitin


Desitin Original é formulado com 40% de óxido de zinco em uma base de óleo de fígado de bacalhau (rico em vitaminas A e D), lanolina e vaselina.  É um produto eficaz na prevenção de assaduras. Sua fórmula rica, grossa se fixa na pele do bebê protegendo em longa duração da umidade e substâncias irritantes que provocam as assaduras. (Pote Azul).
É um produto habitualmente consumido nos EUA pelas Mamães para a prevenção ou tratamento de assaduras nos Bebês, indicado pelos pediatras, mas infelizmente ainda não chegou no Brasil.

Desitin é tão eficaz, que de fato em um estudo clínico, 90% dos bebês com assaduras tiveram alívio perceptível dentro de 12 horas com o uso de Desitin Original. O produto é hipoalergênico, sendo suave para pele macia do seu Bebê.


Desitin Proteção Máxima tem sua fórmula com 40% de óxido de zinco reforçada para agir promovendo a cura das assaduras, erupções e protegendo a pele sensível do Bebê. Além de curar assaduras, Desitin é excelente nos primeiros socorros para tratar e proteger pequenas queimaduras, cortes, arranhões e escoriações. O produto é também hipoalergênico e líder de mercado nos EUA. (Pote Roxo).
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Amamentar é preciso...



Calma e persistência , além da pega correta, são fundamentais para o sucesso da amamentação.
Peito dolorido, leite vazando e os palpiteiros de plantão dizendo que o bebê está chorando de fome. Isso sem falar no cansaço por ter de acordar de madrugada. Amamentar não é tão natural – ou instintivo – quanto parece. Mas a boa notícia é que os problemas fisiológicos (como o mamilo invertido) que possam atrapalhar o aleitamento são raros, ou seja, a maior parte das mulheres está apta a ao aleitamento. Então, por que apenas 41% das crianças brasileiras, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), são amamentadas nos primeiros seis meses de vida? “A principal dificuldade é a pega (a maneira como a criança abocanha o seio da mãe) de maneira correta”, afirma Luciano Borges, pediatra do Departamento Científico de Aleitamento Materno da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). Isso porque, de acordo com o especialista, se o bebê não sugar corretamente, pode machucar a mama e/ou mamar pouco. Além de sentir dor (ou até mesmo ter uma inflamação por causa de uma fissura no seio), a mulher começa a achar que seu leite é insuficiente ou, pior, que ele é fraco. Outra consequência da pega incorreta é o bebê engordar menos do que o esperado, por não estar mamando o quanto deveria. E aí, quem é que vai ter coragem de dizer não ao pediatra, se ele sugerir o complemento com fórmula infantil? Calma! Veja, a seguir, dicas para você aprender a amamentar (isso mesmo) e enfrentar as dificuldades que vão surgir.

Como preparar (e cuidar) dos seios
Por causa dos hormônios, a pele dos mamilos sofre mudanças já na gravidez: eles ficam escuros e espessos. Ainda assim, vale a pena tomar sol na região para deixá-los mais resistentes. Passe hidratante apenas em volta das aréolas. Quando você já estiver amamentando, aproveite o efeito bactericida do leite e espalhe um pouco nos bicos, depois de cada mamada. Use absorventes de seio (e troque-os com frequência) para evitar que o sutiã fique úmido. Caso sinta os seios doloridos por causa do excesso de leite, você pode ordenhá-los manualmente ou com a ajuda de uma bomba ou extrator.

A tal da pega correta
Para sugar da maneira certa, o bebê tem de abocanhar toda a aréola (e não apenas o bico do seio). Dessa forma, o mamilo vai ficar próximo ao céu da boquinha dele. Os lábios da criança devem estar bem abertos, sendo que o inferior fica virado para fora, e o queixo encostado na pele da mãe. Se ela insistir em sugar apenas o bico, retire-o (coloque um dedo no canto da boca para “desprendê-la”) e comece de novo. Outra técnica eficaz é segurar a mama com a mão em forma de concha (faça um “C” ao redor da aréola) enquanto o seu filho está mamando.

Se rachar…
Caso note alguma fissura, converse com o médico. Ele pode indicar o uso de pomadas específicas ou apenas orientá-la a mudar de posição, de modo que a boca do bebê não toque na rachadura. “Mas na impossibilidade de amamentar a criança por alguns dias, o leite deve ser dado em um copinho e jamais na mamadeira”, alerta Borges, da SBP. Isso porque ela é mais fácil de sugar e o bebê pode recusar o peito, uma vez que se acostume com o acessório.

Onde amamentar
 Já que o lado emocional tem tanta influência, principalmente no início, amamente em um local tranquilo. O ideal é uma cadeira ou poltrona, com apoio para os braços da mãe. A almofada de amamentação também é útil, mas você substituí-la por um travesseiro.

Conselho? Não, obrigada
Cerveja preta, canjica, água para matar a sede do bebê. Todo mundo tem uma dica imbatível sobre amamentação e muitas vezes elas são apenas mitos (como no caso das três que citamos) e só nos deixam mais inseguras. Acontece que o estresse pode influenciar na produção de leite, por isso, tente manter a calma. O apoio do companheiro e da família é fundamental: converse com eles e veja como podem ajudar. Seja trocando a fralda do bebê depois da mamada ou levando-o até você durante a madrugada. Lembre-se de que o primeiro mês de amamentação é crucial. Passado esse período de adaptação, tudo vai ficar mais fácil.

Conteúdo desenvolvido pela área de Projetos Especiais, da Editora Globo, sob encomenda para a Natura Mamãe e Bebê. 21/11/2013